Fundamentos DevOps
- Comunicação
- Colaboração
- Automação
- Monitoração
Criação de produtos, de forma integrada, mais rápida, estável e escalável.
Conte com a Betesda num processo contínuo.
Com a metodologia DevOps temos a união da equipe de desenvolvimento e operações. Dessa maneira todos os engenheiros trabalham durante o ciclo
de desenvolvimento inteiro de uma aplicação, ambos tendo pontos como performance, monitoramento, segurança e conectividade.
Para viabilizar esse processo as equipes utilizam práticas e tecnologias que automatizam processos que historicamente sempre foram feitos de
maneira manual e por consequência, lentos e sujeitos a erros humanos.
Fazendo uso de ferramentas de controle de versão, pipeline e infraestrutura em nuvem, nossos engenheiros executam tarefas independentes de
forma conjunta (Código de aplicação, monitoramento, controles de segurança ou provisionamento da infraestrutura).
Por consequência, garantem um ambiente mais seguro e estável, de maneira mais rápida que métodos tradicionais e burocráticos.
As ferramentas atuais permitem que um time único consiga efetuar monitoramento do ambiente e do processo em si, coletando informação valiosa para
uma melhoria contínua dos processos técnicos e dos indicadores de negócio.
Ao início de cada projeto realizamos uma análise de ponta a ponta de toda a empresa, seu consumo de dados e vulnerabilidades em processos, pessoas e tecnologia, elaborando um roadmap de melhorias que não somente vai abranger melhorias de velocidade e processos ao time de desenvolvimento, mas também potencialmente corrigir outros problemas, como por exemplo, acesso a segredos e dados pessoais durante o desenvolvimento.
Mapeamos todas as aplicações de sua empresa que podem ser beneficiadas pelo processo DevOps além de traçar um plano de melhoria para outras, entendemos o seu ambiente de infraestrutura e podemos adaptá-lo ou criar um novo ambiente gerenciado.
Elaboramos o ambiente DevOps por meio de processos de entrega contínua (CD) e integração contínua (CI), automatizamos os testes de qualidade, conformidade e segurança, compilações e a implantação junto a infraestrutura. Dependendo da necessidade do cliente até mesmo a infraestrutura é provisionada em cada execução.
Com a elaboração da automatização, temos então a criação dos ambientes de desenvolvimento, testes e produção, cada um deles com sua infraestrutura própria e controles de acesso diferentes, permitindo os desenvolvedores serem rápidos na utilização do ambiente de desenvolvimento, encontrar uma cópia do ambiente de produção com dados gerados no ambiente de teste, e por fim um ambiente de produção robusto, testado e seguro.
a. Após a conclusão do processo, gerenciamos sua utilização inicial com poderosas ferramentas de monitoramento,
analisamos o andamento de sua esteira devops, do time de desenvolvimento e de como os seus clientes utilizam os novos processos.
Qualquer oportunidade de melhoria pode ser identificada nessa etapa e podemos trabalhar em sua implementação.